Veja como fica o saque do FGTS para quem tem nome sujo - CNCrh

Veja como fica o saque do FGTS para quem tem nome sujo

Caixa vai abrir 1.840 agências, no sábado, em todo o país Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Caixa vai abrir 1.840 agências, no sábado, em todo o país Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começarão na próxima sexta-feira. Mas com dívidas adquiridas desde o início da crise econômica, muitos brasileiros estão, na verdade, preocupados. Os que têm o nome sujo na Serasa e no SPC, por exemplo, ficaram sem saber se poderiam sacar o dinheiro. A resposta é positiva — segundo a Caixa Econômica Federal, o trabalhador poderá realizar a operação —, reforçando que dinheiro na mão não deve servir de desculpa para esquecer problemas. Afinal, a quantia inesperada é uma boa oportunidade para diminuir e até quitar as pendências.

No caso de quem tem mais de uma dívida, é só analisar:

— Qual dívida ele pode cobrir com o saque ou fazer uma boa negociação — diz a contadora e educadora financeira Dora Ramos, dizendo que a negociação pode ser feita mesmo se não houver condições de quitar imediatamente a dívida: — Se garantir um impacto positivo, a pessoa pode dizer quanto tem para dar de entrada e quanto pode pagar de parcelas. Mas é importante não usar isso apenas como um método paliativo, para suspender as ligações de cobrança. Pois elas voltarão, caso o acordo não seja honrado. Isso é bem pior. Então, é importante planejar o orçamento.
Algumas pessoas planejavam solicitar a transferência do Fundo de Garantia — operação que será realizada sem custos por meio de DOC ou TED — para a conta de parentes ou amigos em outro banco, a fim de fugir de dívidas nas suas contas. O governo, no entanto, já disse que o repasse só será feito para uma única conta em outro banco, e desde que seja do mesmo titular.

Fonte: EXTRA.Globo, Ana Clara Veloso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *